Os jardins verticais têm conquistado espaço no paisagismo brasileiro.
Eles foram criados para amenizar a falta de áreas verdes nos centros
urbanos e também para modificar a paisagem de locais com espaços
pequenos.
O jardim vertical é um sistema que pode revestir qualquer tipo de
parede ou muro interna ou externamente. Os sistemas podem possuir
irrigação automatizada por gotejamento ou o cuidado pode ser feito
manualmente, dependendo do tamanho.
A fachada externa verde é uma ótima forma de revitalizar edifícios e
combater as ilhas de calor urbano. No caso de paredes internas, a parede
verde pode purificar e limpar o ar, pois retém compostos orgânicos
voláteis (COV), materiais particulados, fumaça de cigarro, além de
manter o conforto térmico agradável.
O CicloVivo separou oito sistemas de jardins verticais que já chegaram
ao mercado brasileiro. Cada um deles possui características específicas.
1. Blocos Pré-Moldados
O método de bloco pré-moldado foi criado pela empresa Neo Rex.
Eles existem em dois modelos: bloco de concreto fundido, com
jardineiras contínuas, e o bloco de concreto socado, com jardineiras em
zigue-zague. “Ambos os modelos podem ser instalados rente a muros
impermeabilizados ou até sem nenhum apoio, pois os blocos têm nichos
para passar vigas de sustentação” explica Roberto Hess, diretor da
empresa em entrevista à Revista Natureza. Veja como eles funcionam:
2. Técnica Wall Green
O sistema Wall Green é vendido em kits, que deve ser montado por um sistema de encaixe e forma uma estrutura com capacidade para receber 18 plantas. O sistema modular é do tipo faça você mesmo, e você pode compor jardins verticais ou horizontais, da maneira que preferir. A estrutura é de plástico injetado e pode ser fixada em diferentes tipos de superfícies. O vaso e o sistema de regas precisam ser adquiridos separadamente. O kit pode ser comprado pelo site da Thermogreen.
3. Green Wall Ceramic
A técnica da empresa Green Wall Ceramic utiliza blocos cerâmicos que podem ser fixados em paredes em muros utilizando argamassa. É necessário descascar a pintura da parede para que o bloco seja fixado mais facilmente. Após a instalação é necessário impermeabilizar o painel com produtos atóxicos, como os utilizados em reservatórios de água, para não prejudicar as plantas. As jardineiras podem ser pintadas ou receberem outro tipo de acabamento. Para painéis grandes, é necessário instalar um sistema profissional de irrigação por gotejamento.
4. Treliças e Vasos
Para construir este jardim vertical é necessário primeiramente chumbar uma treliça metálica à parede ou muro. Depois disso é só pendurar vasos meia lua à treliça. A treliça metálica precisa ser tratada para resistir às intempéries. Se o jardim for grande e alto, será preciso investir em um sistema de irrigação. Também pode ser utilizada a tela de alambrado, que já vem pronta e tratada, para utilizar este método. O paisagista Alex Hanazaki é especialista na técnica.
5. Técnica PET
Este método, desenvolvido pelo arquiteto Marcelo Rosenbaum, reutiliza garrafas plásticas para compor um lindo jardim vertical. A sugestão é ideal para casas que não têm grandes áreas para jardins. Além disso, se torna também uma solução para os resíduos, que deixam de ser descartados e ganham uma utilidade diferente da original. As garrafas ficam suspensas, amarradas em cordas de varais.
6. Fibra de Coco
Esta técnica é perfeita para espaços pequenos como varandas e apartamentos. Por ser confeccionada por um material natural, parte dela pode ficar aparente, sem prejudicar o visual. Deve-se impermeabilizar a parede que vai receber o painel antes. O painel de fibra de coco pode ser parafusado na estrutura. A empresa Coquim comercializa as peças para todo o Brasil.
7. Técnica Vasos Meia Lua
Este sistema é ideal para decorar pequenos espaços. “A distribuição dos vasos depende do estilo e do gosto particular” explica a ceramista Vanisa Cury à Revista Natureza. Utilizar vasos do mesmo material é uma boa solução para garantir a harmonia do jardim vertical, porém não existem regras. No site do paisagista Bruno Carettoni também é possivel encontrar muitas ideias.
8. Técnica Quadro Vivo
Os quadros verdes foram desenvolvidos pela paisagista Gica Mesiara. É só escolher um local iluminado na casa e trazer o verde para dentro. O quadro é fixado com parafusos e buchas. A estrutura é vedada para evitar vazamentos e umidade, o sistema de rega pode ser computadorizado ou manual.
Agora é só colocar as mãos na massa e montar sue jardim vertical além de preservar a natureza ainda vai deixar sua casa super bonita e na moda.
fonte: http://www.ciclovivo.com.br/noticia.php/3302/8_maneiras_de_fazer_um_jardim_vertical/
Nenhum comentário:
Postar um comentário